Internet

Vídeos no Facebook, dicas para ter um maior alcance orgânico

Autor: Wagner Macena Azambuja
Data da publicação: 8 mayo, 2019

O Facebook é uma rede social muito caprichosa. Seu algoritmo muda constantemente fazendo com que criadores de conteúdos e pessoas dedicadas ao gerenciamento de páginas e comunidades fiquem completamente loucas. Nos últimos tempos, essas pessoas sofreram mais do que poderiam imaginar com a mudança de algoritmos da plataforma, que até mesmo removeu a visibilidade das páginas que conquistaram milhares de seguidores por meio do alcance orgânico. Então, sim, se você quiser alcançar mais pessoas no Facebook, será melhor preparar seu bolso para investir uma quantia significativa nessa famosa rede social. Chegar aos seus usuários pode ser algo muito difícil, mas não impossível.

Apesar dessas mudanças, pouco a pouco, estamos descobrindo o que o Facebook valoriza positivamente em sua plataforma, e uma dessas coisas são os vídeos.

Por que postar vídeos no Facebook?

Para outros tipos de publicações, o Facebook dá grande importância aos vídeos que os usuários postam em suas plataformas, por isso é uma boa maneira de obter mais visibilidade e alcance orgânico. Além disso, os usuários buscam conteúdos cada vez mais visuais e fáceis de consumir. Os vídeos são o tipo de conteúdo que os usuários mais gostam de consumir, é por isso que mais e mais pessoas estão aderindo a essa tendência, e isso é algo que a plataforma adora. De fato, em mais de uma ocasião, o Facebook deu indicações de querer se tornar a plataforma número um de vídeos, superando até mesmo o implacável YouTube.

Vídeos de boa qualidade e no formato adequado

Ao enviar conteúdos para as suas redes sociais é importante levar em conta as características do mesmo na plataforma para a qual vamos enviá-lo. Por esse motivo, recomendamos que o vídeo que você compartilha em seu perfil o Facebook não tem apenas uma definição adequada, mas também algumas medidas corretas. Pelo contrário, parte dele poderia ser cortado pelas dimensões da tela e os usuários perderiam muito conteúdo.

Como o Instagram, o Facebook implementou a opção de criar nossas próprias ‘Histórias’ em sua plataforma. Se você olhar, verá que as medidas dessas publicações são totalmente diferentes das que teremos no mural de notícias. Portanto, o conteúdo que você enviar fará isso de acordo com o local em que você deseja que seus seguidores o vejam.

Conteúdo exclusivo

Faça este teste: carregue o seu vídeo no YouTube ou em qualquer outra plataforma externa e compartilhe o URL em seu mural do Facebook. Qual é o resultado? Não levará muito tempo para perceber que, por melhor que seja o vídeo, poucos usuários interagirão com ele.
Agora faça o mesmo, mas desta vez envie o vídeo diretamente para a plataforma Facebook em vez de compartilhar o URL de outro site. Neste caso, você verá muito mais atividade por parte dos usuários. Por que isso? Obviamente, o Facebook valoriza de forma muito positiva o conteúdo exclusivo que você envia à sua plataforma. Na verdade, o site pode acompanhar o vídeo que você enviou para ver se ele também está hospedado em outro site e, caso contrário, o recompensará, dando-lhe ainda mais visibilidade.

Inclua uma boa descrição

Postar um vídeo não é suficiente, é importante que você adicione um título e uma descrição para o seu post. Você pode falar sobre o vídeo, adicionar uma frase simples ou mesmo alguma citação que caracterize o vídeo. Você também pode adicionar uma hashtag (#), relacionada com o conteúdo que você acabou de publicar.

Uma boa descrição pode ser a chave para despertar o interesse dos seus usuários e, consequentemente, você ganhará muito mais visualizações. Tenha sempre em mente que eles querem saber o que vão ver e se o conteúdo está de acordo com seus próprios interesses.

Analise as estatísticas

Finalmente, uma das regras de ouro: estude as estatísticas do seu post depois de tê-lo publicado. Se você criar o hábito de analisar os resultados de suas publicações, poderá ter mais informações sobre os gostos dos seus seguidores. Este será um bom guia para descobrir o que interessa aos seus usuários e, seguindo este estudo, saber o que mais poderia postar de acordo com os interesses dos seus seguidores.