Tecnologia

Videogames na Espanha, uma indústria em expansão

Autor: Wagner Macena Azambuja
Data da publicação: 8 mayo, 2019

Já há algum tempo, começamos a perceber que a indústria de videogames é uma das mais poderosas do mundo. A cada ano, vemos como esse setor gera milhões e milhões de dólares para empresas que estão encarregadas dos títulos mais esperados pelos usuários. E é que, entre todas as indústrias que compõem o mundo do entretenimento, a dos videogames conseguiu se posicionar, também na Espanha, acima da música e do cinema .
É por esse motivo que inúmeros partidos políticos decidiram ajudar a promover e impulsionar essa indústria com o objetivo de criar um mecanismo capaz de facilitar o investimento na produção nacional de videogames na Espanha, tanto em formato físico como digital.

Em 2018, a indústria na Espanha faturou mais de 1.530 milhões de euros

A tendência e o interesse atual no mundo dos videogames significou que, na Espanha, a indústria faturou mais de 1.530 milhões de euros em 2018. Dados que supõe um crescimento de mais de 12% em relação ao ano anterior. Embora seja verdade que a área online continua a crescer pouco a pouco, a maior parte deste volume de negócios está relacionada com a venda física (hardware e software) , tornando o país um dos mercados mais importantes dentro deste setor.

Que tipos de videogames são mais vendidos

As vendas não fazem nada além de confirmar os gostos dos usuários, em 2018, com mais de 3.006.000 unidades o gênero de ação foi o mais consumido pelos jogadores, seguido por esportes (1.255.972), o First Person Shooter (1.208.744) e depois encontramos Rol, Aventura, Corrida, videogames familiares ou de estratégia com figuras que não são insignificantes.

Em relação ao público que consome esse tipo de entretenimento, temos uma maioria masculina de 59% em relação à feminina que ocupa 41% . Em relação à faixa etária, a maioria dos jogadores tem entre 25 e 35 anos, sim, os maiores também se divertem muito com esses jogos.

O triunfo dos «Esports»

Além do enorme aumento na venda de videogames, não podemos deixar o tremendo triunfo dos eSports . Isso porque os esportes eletrônicos chegaram a acumular quase sete milhões de espectadores em 2018, criando, além disso, novos empregos para centenas de trabalhadores e jogadores profissionais de videogames.

Videogames espanhóis de sucesso

Nos últimos anos, temos testemunhado como alguns jogos indies espanhóis alcançaram mais reconhecimento mundial do que eles poderiam imaginar. Recentemente tivemos o caso de ‘GRIS’ um grande jogo e também visualmente atraente, em que a personagem tenta restaurar a cor da sua vida. Além de ser considerado por muitos como o jogo mais bonito do ano também é um dos melhores indies da atual geração de videogames.
Não muito antes ‘cinza’ também veio do jogo ‘Rime’, desenvolvido pelo estudo espanhol Tequila Works, cuja seção de arte foi inspirada não só nos grandes clássicos do cinema, que brilham por sua bela estética, mas também nas obras de pintores como Sorolla ou Salvador Dalí.
O sucesso desses jogos é objeto de vários estudos espanhóis na mira do desenvolvimento dos jogos como fonte de um grande e lucrativo negócio, principalmente em um país como a Espanha, onde há uma grande quantidade de talentos e um vasto campo ainda a ser explorado.

É uma boa opção dedicar-se a este mundo?

Claro que sim! Estamos vivendo uma era de revolução digital e quando paramos para estudar quais trabalhos serão mais procurados no futuro, e até mesmo no presente, veremos uma ampla demanda por esses profissionais no setor de programação e também no setor de design de videogame. 

Além disso, desde 2000, os empregos relacionados ao ramo da realidade virtual aumentaram mais de 1000% .